Publicidade

Atlantiprotao
BASE_horz_cover
Atlantiprotao

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Exposição “O Lugar da Luz” de Filipe Franco

Março 17 @ 9:30 - 17:00

Concerto «Prismas de Sons»
No dia 13 de Janeiro, pelas 18h30, terá lugar a inauguração de uma exposição temporária do artista Filipe Franco, no Convento de Santo António, em Santa Cruz, na cidade de Lagoa. A exposição de artes plásticas, intitulada «O Lugar da Luz», estará patente, no salão nobre do Convento de Santo António, até ao dia 17 de Março.
Esta é mais uma iniciativa cultural da Câmara Municipal de Lagoa, integrando-se na sua estratégia de divulgação de expressões artísticas, a promoção de exposições temporárias de temáticas variadas, com o intuito principal de privilegiar a divulgação de trabalhos de artistas regionais.
O artista Filipe Franco apresenta, assim, ao público uma exposição de artes plásticas com elementos tridimensionais (baixos-relevos), tomando como ponto de partida a luz, onde estrutura uma narrativa que se apoia na trilogia “matéria”, “luz” e “espaço”, elementos que se influenciam mutuamente e que marcam as suas preocupações estéticas. Nesta exposição a luz é usada como material pictórico, exaltando comportamentos visuais diferenciados.
De referir que, nas últimas quase três décadas, o processo criativo do trabalho de Filipe Franco se tem inspirado nas características físicas, químicas e meteorológicas dos Açores, aprofundando áreas muito específicas em termos visuais.
Os doze trabalhos que poderão ser vistos na exposição “O Lugar da Luz” foram realizados, entre 2020 e 2022, e interagem com o público, através da luz.
Filipe Franco, nasceu em Ponta Delgada, em 1961, tendo realizado a sua formação em Desenho, História de Arte e Pintura no Centro de Arte e Comunicação Visual. Foi monitor e professor de pintura no Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e na Academia das Artes, em Ponta Delgada.
Durante a sua carreira, o artista realizou várias exposições individuais e colectivas não só nos Açores, Madeira e em Portugal Continental, como também em países como França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Estados Unidos da América. No seu currículo, conta, ainda, com diversos projectos públicos por todo o país.
Além disso, Filipe Franco recebeu distinções, como um Prémio de Pintura, em 1985, uma menção honrosa na 1.ª Bienal de Arte dos Açores e do Atlântico, a Bolsa de Pintura “Giefarte”, em 1989/90, e uma representação nacional na Bienal Germination 5.
Os obras do artista micaelense fazem, ainda, parte de colecções de várias instituições como: Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Funchal; Galeria EA+ (Ponta Delgada); Museu Carlos Machado; Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social (Açores); Presidência do Governo Regional dos Açores; Colecção ARTCA (Ponta Delgada); Presidência República Portuguesa (Lisboa); Fundação da Juventude (Porto); Lotaçor (Açores) e Centro Cultural da Caloura (Lagoa – Açores).
Foto: DR

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Março 17
Hora:
9:30 - 17:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,

Local

São Miguel – Convento de Santo António da Lagoa
Rua de Santo António, s/n
Lagoa, Santa Cruz da Lagoa 9560-075
+ Mapa do Google
Telefone:
296 912 510
Publicidade