Publicidade

Exposição “Nas Nuvens”, de João Decq
Abril 27 @ 10:00 - 18:00

Dia 2 de Fevereiro, pelas 18h, será inaugurada a exposição “Nas Nuvens”, de João Decq, na galeria do Instituto Açoriano de Cultura.
Trata-se de um projecto em desenvolvimento em que o artista através do desenho, da linogravura, da impressão e da fotografia trabalha a temática nuvens.
Em “As Nuvens” o artista mostra cerca de 30 matrizes de linóleo, em diferentes estádios de trabalho, desde o risco do desenho ao parcial ou totalmente escavado da matriz pronta a imprimir. Retratam-se nuvens estilizadas cujo formato é extrapolado da fotografia e do cinema. Além das nuvens, aparecem por vezes, na composição, motivos florais e outros elementos de paisagem, como montes. Mostra-se ainda um conjunto de provas cegas, selos brancos gofrados a partir de matrizes recortadas em papel acartonado de 250 a 300 gr impressas em papel Fabriano Unica de 250 gr. Assim como um conjunto de desenhos a carvão e guache, compostos de forma modelar, em que a composição é feita através da junção de folhas até se atingir a formatação final.
João Decq nasceu em Almada em 1975. Licenciado em comunicação visual com especialidade em Ilustração, meios de impressão tradicionais, pela University of Central England, em Birmingham, Inglaterra (2002). Obteve diploma de estudos avançados pela Universitat Politécnica de Valência, Espanha (2008). Trabalhou nas Caldas da Rainha, onde leccionou na Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria desde o ano de 2003 até 2020, com a categoria de equiparado a Assistente, tendo sido o responsável pela direcção da Oficina Gráfica entre os anos de 2009 e 2014. Vive em São Miguel onde desenvolve a sua actividade plástica e gráfica. Expõe regularmente a sua obra, a nível nacional e internacional, desde 1999. Tem o seu trabalho representado em inúmeras colecções de Interesse Público como: Presidência do Governo Regional dos Açores; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Istituto Centrale per La Grafica, Roma; Università di Roma, Tor Vergata, Roma; Museu Carlos Machado; Câmara Municipal da Ribeira Grande; Fábrica da Igreja da Sé Catedral de Angra do Heroísmo; A.I.P. – Associação Industrial Portuguesa; Fundació Banc Sabadell, Espanha; Coleccíon Navacerrada, Madrid – Espanha. A prática regular da impressão, do desenho e da pintura têm acompanhado a sua actividade lectiva e de investigação até ao presente.