Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
Banner INSULA

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Exposição “Mar Tenebroso”

Dezembro 31 @ 10:00 - 18:00

O Museu da Horta e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça promovem a exposição Mar Tenebroso. O projecto “Margullar” e os naufrágios dos Açores, diligenciada pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais (CPMIA) e pela ADCA-Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, no âmbito do projecto INTERREG “Margullar”, na sala polivalente da BPARJJG, na Horta, aberta ao público até ao final do ano de 2022, de Terça-feira a Domingo, das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00 horas.

A exposição versa sobre os trabalhos efectuados no projecto Margullar, iniciado em 2017 e que terminará em 2023, que se debruçou sobre o Mar Cultural dos Açores, no binómio salvaguarda do património cultural subaquático e criação de produto diferenciado e sustentável de turismo cultural. Os fundos marinhos dos Açores são de uma beleza e diversidade de cenários naturais de grande potencial para o mergulho. Acresce a existência de cerca de um milhar de naufrágios, documentalmente, registados para os mares dos Açores. Na encruzilhada dos mundos, ponto de paragem obrigatório na navegação atlântica, este território foi local estratégico de escala nacional e internacional, durante toda a época moderna. Os navios que aqui atracavam cumpriam as mais diversas funções: militares, comerciais, pirataria ou, exploração de novas terras. As tempestades, as deficientes construções ou manutenções dos navios, as batalhas navais e os erros humanos e dos instrumentos de navegação, foram os motivos mais frequentes que levaram ao afundamento de tão impressivo número de embarcações. Essas embarcações são testemunhas silenciosas dos mais variados momentos da história mundial.

A exposição, de âmbito regional, reúne acervos do Museu Carlos Machado, Museu de Angra do Heroísmo, Museu Francisco de Lacerda, Museu do Pico, Museu da Horta e Museu das Flores, para além de peças oriundas de colecções particulares das ilhas Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

 

Oficina “Porões Perdidos”

O Museu da Horta desenvolverá entre 3 e 14 de Outubro a oficina “Os porões perdidos”, no âmbito da exposição Mar Tenebroso. O projecto “Margullar” e os naufrágios dos Açores, patente ao público na Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

Esta actividade é destinada a alunos do 2.º ciclo e tem por objectivo dar a conhecer a exposição e os diversos naufrágios ocorridos nos Açores. Os grupos participantes terão a oportunidade de conhecer e explorar a história marítima da região e de carregar um porão de um navio.

Os interessados poderão efectuar as suas marcações através do endereço electrónico servicoeducativomh@azores.gov.pt ou do telefone 292202576.

 

Oficina “Mapas Tenebrosos”

A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), promove, nas manhãs, dos dias 25, 26 e 27 de Outubro, uma oficina destinada ao público escolar.

Mapas Tenebrosos é o título da actividade destinada a alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, em contexto de turma e consiste na criação de mapas envelhecidos dos Açores, ilustrando, para além das ilhas, as suas principais embarcações e os tenebrosos monstros marinhos que costumavam habitar estas águas. Os mapas serão elaborados em papel “envelhecido” com café ou chá, baseados em mapas reais.

A acção proposta é da responsabilidade da Cães do Mar – companhia profissional de teatro sediada em Angra do Heroísmo, empenhada em criar trabalhos de raiz e que tenham ressonância nas comunidades do arquipélago e sejam simultaneamente capazes de as projectar fora do círculo insular. O trabalho da companhia radica-se nas formas e nos conteúdos da cultura açoriana, incluindo sua história, lendas e crenças e dispõe ainda de uma valência educativa, com formação permanente em técnicas teatrais e workshops de temas variados direccionados a crianças e adultos.

Estas oficinas têm a duração de 1h e desenvolver-se-ão durante as manhãs dos dias 25, 26 e 27 de Outubro, pelo que os interessados deverão efectuar marcação através do endereço electrónico servicoeducativomh@azores.gov.pt ou através do telefone 292 202 576 e 292202573.

Mais eventos na ilha do Faial, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Dezembro 31
Hora:
10:00 - 18:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Faial – Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Rua Walter Bensaúde, 14
Horta, 9900-142
+ Mapa do Google
Telefone:
292 202 550
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover