Publicidade

Exposição: “Futuros Incertos” da Colecção Arquipélago – Uma trilogia de exposições
Setembro 30 @ 10:00 - 18:00

A Exposição: “Futuros Incertos” da Colecção Arquipélago – Uma trilogia de exposições irá inaugurar no dia 18 de Maio às 15:00h e estará patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até Setembro.
“Futuros Incertos é a segunda exposição da uma trilogia com obras da Colecção Arquipélago.
“O que é presentemente conhecido como o demónio de Laplace foi a primeira reflexão publicada sobre o determinismo causal, segundo o qual, se uma inteligência soubesse a localização precisa e o momento de todos os átomos no universo, conseguiria calcular todos os seus valores passados e futuros. Neste mundo, o conhecimento completo do presente, aliado a um poder computacional ilimitado, resultaria no conhecimento total do passado e do futuro. Nada de verdadeiramente novo poderia acontecer e a história seria uma reiterada tautologia.
Futuros Incertos é o contexto em que tentamos implementar esta versão peculiar e idiossincrática do demónio de Laplace enquanto estratégia curatorial; uma estratégia que nos permitirá ver mais, compreender mais e esperar mais da prática artística contemporânea, assim como imaginar e produzir o mundo em que esta existe e ao qual se refere.”
João Mourão – Curador
Artistas:
Carla Filipe, Eduardo Sarabia, Filipa César, Gabriela Albergaria, Gabriela Oliveira, Gil Heitor Cortesão, Gustavo Rezende, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, José Nuno da Câmara Pereira, Lawrence Lemaoana, Maria José Cavaco, Miguel Leal, Noémia Cruz, Pedro Valdez Cardoso, Robin Rhode, Rui Moreira, Tomaz Borba Vieira