Publicidade

- Este evento já decorreu.
Exposição de fotografia “Latitudes da Semelhança” de Isabel Nolasco
Agosto 30 @ 9:00 - 17:00

A Biblioteca Municipal da Madalena acolhe a partir de 15 de Junho a exposição de fotografia “Latitudes da Semelhança”, de Isabel Nolasco.
Visando promover a cultura artística local e dinamizar a esfera social, a exposição conta com quarenta obras a preto e branco, retratando as viagens da fotógrafa pelo Irão e Omã, com ênfase nas semelhanças entre povos de diferentes latitudes, numa viagem sem fronteiras pela condição humana.
A par da exposição que estará patente ao público até 30 de Agosto, será ainda apresentado o último livro de Isabel Nolasco, resultante deste seu trabalho fotográfico e que conta com textos de vários escritores consagrados como José Luís Peixoto, Alice Vieira, Luís Sepúlveda e José Eduardo Agualusa, entre muitos outros.
𝗦𝗶𝗻𝗼𝗽𝘀𝗲 𝗱𝗼 𝗹𝗶𝘃𝗿𝗼:
«As fotografias de Isabel Nolasco exclamam semelhanças entre povos de diferentes latitudes e mostram também as diferenças que nos atraem. A expressão do preto e branco exibe-se acima de todas as temperaturas geográficas e históricas e o seu discurso intimamente poético aproxima-nos nessa manifestação universal. São documentos de emoções contidas e, ao mesmo tempo, interrogam-nos com uma frontalidade dissimulada e que constitui o seu discurso ético e estético. Do mistério ao universo do sonho, estas fotos tornam-nos familiares na riqueza que nos diferencia e nos aproxima. O seu texto é, em si, um privilégio que nos convida ao tacto de outras culturas, ao olfacto das suas tradições, ao mistério dos seus símbolos, à visão das suas geografias, ao íntimo sabor dos seus costumes. Cada foto é uma ideia que, através da sua luz, nos ilumina. E este é o programa artístico que Isabel Nolasco nos propõe: uma viagem sem fronteiras pela condição humana».