A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição de fotografia “Floresta Virgem” de Alberto Plácido

17 17+00:00 Dezembro, 2021 @ 9:00 - 17:00

Exposição de fotografia "Floresta Virgem" de Alberto Plácido

No dia 15 de Outubro, às 18 horas, é inaugurada a exposição de fotografia “Floresta Virgem” de Alberto Plácido, um autor cuja obra se tem centrado no conceito de “paisagem”, produzindo imagens, em que explora os limites da linguagem fotográfica, no Museu da Lagoa.
Nela expõem-se nove fotografias de grande formato, que constituem uma fascinante proposta de experimentação do olhar.

 

No dia 13 de Novembro, às 16h00, irá decorrer no convento de Santo António, em Santa Cruz, uma conversa entre amigos com Alberto Plácido e Maria Emanuel Albergaria, centrada no tema “a Fotografia, a Arte e a Paisagem”. Esta insere-se num programa de serviço educativo e de mediação cultural da exposição “Floresta Virgem” organizado pela autarquia, através do Museu de Lagoa.
O evento é gratuito e possibilita aos presentes a visita aos nove trabalhos que compõem a exposição. De salientar que para o público infantil irá decorrer ao longo do evento uma actividade paralela de expressão plástica relacionada com aquela. A actividade conta com a colaboração, nomeadamente na divulgação da iniciativa, da Associação Amigos dos Açores, Amigos do Calhau e Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.
Alberto Plácido nasceu em 1965 e tem desenvolvido vários projecto, em que se realça: “TEMPO” (2012), em Guimarães, e Casa de Sonhos (2001), no Porto, ambos no âmbito da cidade como Capital Europeia da Cultura; em Lisboa, “Inscape” na galeria Bartolomeu 5. O fotógrafo tem apresentado trabalhos no estrangeiro, como é o caso de “ECO” em Barcelona, no Centro Cultural Tecla Sala e na galeria EspaiB, “Red Line – Beyond the Borders” em Kaunas, na Lituânia; “e “Solite Insolite” na IV Bienal de Arte Contemporânea em Nimes, França.
Por seu turno, Maria Emanuel Albergaria nasceu em Ponta Delgada, em 1962. É licenciada em Antropologia Social, na Universidade Técnica de Lisboa (1983-1987) e com qualificação em Ciências da Educação pela Universidade Aberta (1993).
Após ter coordenado o Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, integrou o Serviço Educativo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, sendo posteriormente assessora no Conselho Nacional de Educação.
Em 2019, aceitou o repto de integrar a equipa do Plano Nacional das Artes, estrutura de missão dos Ministérios da Educação e da Cultura.

 

Foto: Alberto Plácido

 

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
17 17+00:00 Dezembro, 2021
Hora:
9:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , ,

Local

São Miguel – Convento de Santo António da Lagoa
Rua de Santo António, s/n
Lagoa, Santa Cruz da Lagoa 9560-075
+ Mapa do Google
Telefone:
296 912 510