A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição: “A Numária da China e das suas Dependências Culturais”

Março 31 @ 9:00 - 17:00

Exposição: “A Numária da China e das suas Dependências Culturais"

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura,no dia 10 de Dezembro, pelas 21h00, a mostra “A Numária da China e das suas Dependências Culturais | A Doação da Colecção de Luís Filipe Thomaz – 2ª parte”, que ficará patente ao público até Março de 2022, no segundo momento da exposição ”Do Mar e da Terra…uma história no Atlântico”.

Aquando da inauguração, terá lugar uma comunicação proferida pelo professor Luís Filipe Thomaz, coleccionador e reputado numismata.

Nesta mostra, apresenta-se um segundo conjunto de moedas doadas ao Museu de Angra do Heroísmo por Luís Filipe Thomaz, em Julho do presente ano, desta vez de origem chinesa.

A numária imperial chinesa apresenta desde logo caracteres particulares que se manterão até finais do século XIX, tanto na China como nos países por ela influenciados, como o Japão, a Coreia e o Vietname. A partir do século III A. C., as moedas são todas redondas, fundidas quase só em cobre e nas suas ligas, o bronze e o latão, e com um furo ao centro, para poderem circular aos centos enfiadas em baraços, permitindo o pagamento de somas de certa monta e assim suprindo a inexistência de moedas de metais nobres, dado que estes eram apenas amoedados para produzir moedas de luxo destinadas a presentes imperiais. Os cunhos reduzem-se a caracteres chineses, em regra quatro, não ocorrendo quaisquer figuras, e os reversos são lisos. São designadas em português por sapecas, termo de origem malaia ou javanesa, que literalmente significa “um cento”, mas que se usou desde logo para designar cada unidade. Chamou-se-lhes também caixas, termo de origem dravídica (sul-indiana), que significa “pequena moeda”. As primeiras moedas circulares lavradas em prata pelo estado, conhecidas em português por patacas, de tipo semelhante ao das moedas da Europa, do Mundo Muçulmano, da Índia e do Sueste Asiático, à excepção do Vietname, surgiram apenas em 1889, quando a tendência para a mundialização da moeda atingiu a região.

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Março 31
Hora:
9:00 - 17:00
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

Terceira – Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo, 9701-875
+ Mapa do Google
Telefone:
295 240 800