A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Encontro Açores-Brasil

Outubro 14 @ 17:00 - 18:30

Encontro Açores-Brasil

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, promove um Encontro Açores-Brasil, no dia 14 de Outubro, quinta-feira, em Ponta Delgada, destinado a uma partilha de testemunhos entre Açorianos no Brasil e Brasileiros nos Açores.

O evento, presidido pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, dará a conhecer os testemunhos das instituições da Região e do Brasil que trabalham nas áreas da preservação da identidade Açoriana em vários estados brasileiros e na inclusão dos nacionais desse país sul americano nos Açores.

Esta sessão tem lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, e será transmitida em directo na página oficial da Direcção Regional das Comunidades na rede social Facebook, a partir das 17h00 dos Açores, menos quatro horas no Brasil.

O primeiro painel, dedicado aos “Açorianos no Brasil”, conta com a intervenção de Rui Faria, presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA), e com a partilha dos testemunhos dos representantes das Casa dos Açores sediadas no Brasil, nomeadamente, Fernando Fagundes (Rio de Janeiro), António Arruda (São Paulo), Orlando Silva (Bahia), Sérgio Luiz Ferreira (Santa Catarina), Viviane Hunter (Rio Grande do Sul) e Paulo Matos (Maranhão).

Os contributos para o segundo painel, com o tema “Brasileiros nos Açores”, estarão a cargo de Leoter Viegas, vice-presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), de Inésia Pontes, directora executiva da CRESAÇOR/Gabinete de Apoio a Migrantes, e de Jairo Silva, presidente da Associação dos Imigrantes Brasileiros nos Açores (ASIBA).

O Brasil foi o primeiro destino da emigração açoriana, há mais de 400 anos, e é a nacionalidade estrangeira mais representativa da imigração nos Açores, com mais de 800 cidadãos brasileiros oficialmente residentes nas diferentes ilhas.

 

Fica a conhecer algumas manifestações culturais açorianas no Brasil neste artigo do Top Azores!

Partilhe

Local

Online