Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Domingos com Música no Museu de Angra do Heroísmo com Glória Pimentel

Setembro 18 @ 11:00 - 12:00

Domingos com música

O Museu de Angra do Heroísmo promove no dia 4 de Setembro, pelas 11h00, mais um concerto do ciclo Domingos com Música, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, protagonizado pelo organista e cravista residente do MAH, Gustaaf van Manen.

Tendo como objectivo essencial dar a conhecer a sonoridade do órgão histórico, da autoria do famoso mestre organeiro António Xavier Machado e Cerveira (1765-1828), este concerto contará, desta vez, com a presença da soprano Glória Pimentel, sendo interpretadas obras de compositores dos séculos XVII e XVIII.

Glória Pimentel (1993) é natural da cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira. Ingressou no Conservatório Regional desta cidade, no ano 1999/2000, realizando os estudos de Iniciação Musical com a professora Lucia van Manen, na classe de Flautas de Bisel. Posteriormente, estudou na classe de Violino com o professor Ostap Kharambura. Aos 14 anos de idade, iniciou a classe de canto com a professora Ana Paula Pereira, tendo concluído o Curso Complementar de Canto. Em 2008, foi solista no “Stabat mater” de Pergolesi com a Orquestra de cordas dos professores do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. No mesmo ano, obteve o 2.° lugar no prémio Músico Revelação. Obteve o 1.º lugar do 1.º escalão numa prova única no 4.° Concurso Regional de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, em Ponta Delgada, em 2010. Estudou no Curso Internacional de Música Vocal, na classe da professora Claire Vangelisti, em 2011, na Universidade de Aveiro. No mesmo ano, participou num momento a solo com a peça “Saudades da Terra” de Francisco de Lacerda, acompanhada pela pianista Olga Lysa, na Kulturhaus, na cidade de Lüdenscheid, Alemanha. Foi solista na Masque “Venus and Adonis” de John Blow, no papel de Cúpido, na Masterclass de Música Antiga, sob orientação de António Carrilho, no ano 2013. Participou, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, no Concerto de Reis, com a participação de André Gunko e da pianista Olga Lysa, em 2018. Desempenhou o papel de Virgem Maria na Ópera “Boas festas, senhor Natal” de Antero Ávila, em 2021. Desde 2016, até à presente data estuda canto, na cidade de Lisboa, com a Professora Ana Leonor Pereira.

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH), instituição de que foi eleito Presidente, em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993, realizou o exame de órgão no Conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, leccionou a disciplina de Pedagogia da Música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. A partir de 2016, tornou-se organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

A actividade decorre em regime de livre acesso.

 

Foto: DR

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Igreja de Nossa Senhora da Guia
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo, 9701-875
+ Mapa do Google
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover