A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Domingos com Música com Gustaaf van Manen e Daniela Dahmen Quintas

Junho 19 @ 11:00 - 12:00

Domingos com música

O Museu de Angra do Heroísmo promove no dia 19 de Junho, pelas 11h00, mais um concerto do ciclo “Domingos com Música”, que tem lugar quinzenalmente no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia.

Tendo como objectivo essencial dar a conhecer a sonoridade do notável órgão histórico existente neste templo, da autoria do famoso mestre organeiro António Xavier Machado e Cerveira (1765-1828), o concerto, organizado pelo organista residente do MAH, Gustaaf van Manen, contará com a presença da violinista convidada Daniela Dahmen Quintas, sendo interpretadas obras de compositores dos séculos XVII e XVIII.

Esta actividade decorre em regime de livre acesso.

Daniela Dahmen Quintas iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde completou o 8.º grau de violino, o 3.º grau de piano e o 3.º grau de ballet. O seu percurso no CMCGB incluiu doze anos de estudo de música e sete anos de ballet clássico. Em 2007, ingressou na Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro (Violino), concluída em 2010, durante a qual foi aluna do professor Zoltán Santa. Trabalhou com os professores Jaime Mota, Helena Marinho e Aliaksandr Znachonak (Música de Câmara), integrando duos, trios e quartetos. No âmbito da disciplina de Orquestra, foi chefe de naipe dos segundos violinos e também Concertino da Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Tocou um dos solos do Concerto para Quatro Violinos em Si Menor de Vivaldi com a mesma orquestra.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Música (ramo de violino) na Universidade de Aveiro, em Julho de 2016. Nesse âmbito, escreveu e defendeu a dissertação intitulada “Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino”. Durante todo o seu percurso musical, trabalhou sob a direcção de diversos maestros, como António Victorino de Almeida, Nuno Corte-Real, Luís Carvalho, Jorge Salgueiro, António Vassalo Lourenço, Vasco Negreiros, Florin Totan, Ernst Schelle, Jean Sebastien-Béreau, German Cárceres, Paul Phillips, Sarah Hicks, entre outros. Como instrumentista, trabalhou com a Orquestra de Câmara de Braga, com a Orquestra de Cordas do DeCA, com a Orquestra Camerata Antiqua, com a Orquestra de Câmara da Maia, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Camerata do Algarve, com a Sinfonietta de Angra do Heroísmo, com o quinteto Sull’a Corda e com o pianista Alexandre Dahmen, em duo.

Gustaaf Robert van Manen nasceu na Holanda, em 1946. Estudou Musicologia na Universidade de Amesterdão (doutoramento) e no Conservatório Superior desta cidade, licenciando-se em pedagogia da música e piano, em 1969. Em 1980, radicou-se nos Açores, tendo sido professor convidado de piano e órgão do Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde foi fundador do coro. A partir de 1983, integra a equipa docente do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (CRAH), instituição de que foi eleito Presidente em 1999, cargo que ocupou até 2004, data da sua reforma. Em 1993, realizou o exame de órgão no Conservatório de Lisboa. De 1985 a 1998, leccionou a disciplina de Pedagogia da Música no Curso de Professores do Ensino Básico e de Educadores de Infância na Universidade dos Açores. A partir de 2016, tornou-se organista residente do Museu de Angra do Heroísmo, exercitando-se diariamente no órgão histórico da Igreja de Nossa Senhora da Guia, contribuindo para a preservação das qualidades tímbricas únicas deste instrumento histórico.

 

Foto: DR

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Local

Terceira – Igreja de Nossa Senhora da Guia
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo, 9701-875
+ Mapa do Google