Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Divulgação da série de róis de confessados da Matriz da Horta

Novembro 24 @ 10:00 - 11:30

A Direcção Regional dos Assuntos Culturais promove, no dia 24 de Novembro pelas 10h, na Sala de Formação, uma sessão de divulgação da série documental de róis de confessados da paróquia da Matriz da cidade da Horta, cuja apresentação estará a cargo de Luís Sousa.

Os róis de confessados constituem uma importante fonte para o conhecimento histórico ao nível da demografia e da genealogia principalmente. Nestes róis, cada pároco procedia ao registo, no período antecedente à Quaresma, dos elementos de cada fogo, ou habitação, com idade de confessar e de comungar. A informação contida nestes documentos, que são igualmente conhecidos por livros das desobrigas, possui a qualidade de um censo, visto que, de uma forma detalhada, todos os lugares e todas ruas de uma paróquia, todos os fogos aí existentes, e todos os indivíduos de cada fogo devidamente confessados e preparados para a celebração quaresmal encontram-se identificados. Infelizmente, nem todos os róis foram devidamente preservados e, hoje, é relativamente escassa a quantidade de documentos deste tipo que se pode encontrar.

Luís Sousa desempenha actualmente as funções de chefe da Divisão de Arquivo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

 

Foto meramente ilustrativa: DR

Mais eventos na ilha do Faial, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Novembro 24
Hora:
10:00 - 11:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , ,

Local

Faial – Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Rua Walter Bensaúde, 14
Horta, 9900-142
+ Mapa do Google
Telefone:
292 202 550
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover