A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Debate: “Centros Históricos: Desafios Emergentes”

Junho 23 @ 18:00 - 20:00

O Teatro Popular nas Reservas Municipais

O Centro de Estudos Natália Correia vai acolher, no dia 23 de Junho, pelas 18h00, um debate subordinado ao tema “Centros Históricos: Desafios Emergentes”, iniciativa promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD).

Da sessão de abertura farão parte o Presidente da CMPD, Pedro Nascimento Cabral, e o Presidente do Conselho Directivo da Secção dos Açores da Ordem dos Arquitectos (OA), Nuno Costa, cujas declarações serão seguidas de três apresentações e posterior debate.
O debate “Centros Históricos: Desafios Emergentes” contará com um painel de especialistas formado por Daniel Miranda, Licínio Tomás e Alexandra Gesta, sendo moderado por Filipe Mota, vogal do Conselho Directivo Regional dos Açores da OA.

As intervenções vão incidir sobre a importância de se repensar e proceder à requalificação das baixas citadinas, diante das exigências colocadas pela sociedade contemporânea ao nível ambiental, social, cultural e, como tal, em termos de mobilidade e sustentabilidade.

Como pode ser lido no descritivo geral do programa da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, “chegados ao século XXI, as políticas europeias, a vulnerabilidade ambiental e a qualidade do espaço habitado, público e privado, acentuam a necessidade de uma reflexão profunda e alargada sobre os desafios emergentes dos Centros Históricos”.

Alexandra Parada Barbosa Gesta é licenciada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Integrou a Câmara Municipal de Guimarães, tendo criado o Gabinete do Centro Histórico, dirigido o projecto que em 2001 classificou a cidade de Guimarães como Património Cultural da Humanidade (UNESCO) e coordenado o projecto da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Além de ter recebido diversos prémios do IHRU, recebeu o Prémio Real Fundação de Toledo e o Prémio Nacional de Arquitetura/Reabilitação. Tem dezenas de publicações sobre o tema do património e do território.

Licínio Manuel Vicente Tomás é licenciado em Sociologia e mestre em Sociologia e Realidade Portuguesa, ambos pela Universidade Nova de Lisboa, e doutorado em Ciências Sociais com a Especialidade Sociologia, pela Universidade dos Açores.

As suas áreas de estudo prendem-se essencialmente com demografia, envelhecimento, idade, ciclos de vida, gerações e turismo, área em que efe tua pesquisa desde há 4 anos no âmbito do turismo sustentável e do turismo sénior.

Além de investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais que integra os investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores e da Universidade Nova de Lisboa, é Docente de Sociologia do Trabalho, Sociologia do Ambiente e de Demografia no Departamento de Sociologia da Universidade dos Açores. Lecionou, ainda, durante 7 anos a cadeira de Sociologia da Cultura e dos Públicos ao curso de mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores.

Daniel Soeiro Miranda é licenciado em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho, pós-graduado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano e em Economia e Políticas Urbanas no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

É sócio fundador da APRUPP – Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, da qual é actualmente vice-presidente.

Integra o quadro permanente da Quaternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento S.A., desde 2001, assumindo em 2007 funções de consultor coordenador, onde tem vindo a participar e coordenar projectos, estudos e assessorias nos domínios do planeamento estratégico, políticas urbanas, planeamento e ordenamento do território, desenvolvimento regional e local, primordialmente em Portugal, mas também em Angola e Timor Leste.

Nos últimos anos, tem centrado a sua actividade nos domínios da habitação, reabilitação e regeneração urbana.

O debate “Centros Históricos: Desafios Emergentes” será transmitido online em canais a anunciar oportunamente.

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Junho 23
Hora:
18:00 - 20:00
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

São Miguel – Centro Natália Correia
Rua do Monte, s/n
Ponta Delgada, Fajã de Baixo 9500-451
+ Mapa do Google
Telefone:
296 636 139