A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conversas na Biblioteca com José Carlos Vasconcelos e Marta Silva – Jornalismo Literário

Maio 7 @ 18:00 - 19:30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a iniciativa “Conversas na Biblioteca”, que se realizará no dia 7 de Maio às 18h.

Dando continuidade a esta iniciativa que, noutras edições, tem vindo a proporcionar uma partilha de impressões mais próxima entre o público e os palestrantes, o tema desta “Conversa” será o Jornalismo Literário, uma especialização do jornalismo feita com a arte da literatura. Esta sessão contará com a presença de José Carlos Vasconcelos, director do Jornal de Letras, que por sua vez trabalha temas em destaque nas áreas da literatura e da arte, e moderação da jornalista Marta Silva, da RTP- Açores.

Além de comparar os vários tipos de texto de comunicação, pretende-se proporcionar uma reflexão crítica e um contacto próximo do leitor com a cultura.

A participação neste evento será mediante inscrição prévia, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt.

Notas Biográficas:

José Carlos Vasconcelos

Jornalista, advogado e poeta, com intensa actividade cívica, cultural e associativa em vários domínios, iniciada na Póvoa de Varzim, com continuidade para Coimbra, onde foi dirigente estudantil, chefe de redacção da Via Latina e da Vértice, actor do Teatro dos Estudantes, etc.

Foi para a redacção do Diário de Lisboa, onde foi presidente da comissão da Liberdade de Imprensa, da assembleia geral e da direcção do Sindicato e do Clube de Jornalistas, advogado de presos políticos, fez inúmeros recitais de poesia, só ou com Carlos Paredes, José Afonso e outros. Após o 25 de Abril, integrou a Comissão do Livro Negro sobre o Regime Fascista, esteve na direcção do Diário de Notícias e da RTP, fundou, com outros jornalistas, O Jornal, de que foi director, bem como director editorial do grupo (Se7e, JL, História, Jornal da Educação, editora, TSF-Rádio Jornal), e, depois, da Visão. Do JL, Jornal de Letras, mantém-se director desde que o criou, há 42 anos. Entre muito mais, pertenceu às comissões políticas das candidaturas de Ramalho Eanes, como deputado presidiu à comissão parlamentar Luso-Brasileira, integrou o Conselho Geral da Fundação Gulbenkian e o da Universidade de Coimbra, etc.

Tem publicados nove livros de poemas, três infanto-juvenis e um sobre Lei/Liberdade de Imprensa. Entre outras distinções foram-lhe atribuídos, como jornalista, todos os prémios de carreira ou prestígio (Casa da Imprensa, Clube de Jornalistas, Clube de Imprensa, Fundação Sec. XXI) e, na sua 1ª edição, para personalidades dos dois países, o de Cultura da Fundação Luso-Brasileira.

 

Marta Silva

Licenciada em Ciências de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na Universidade Nova de Lisboa.

É jornalista na RTP – Açores desde 1995, tendo passado, anteriormente pela Rádio Renascença e pela TVI.

O seu trabalho destaca-se em diferentes áreas, desde a reportagem à apresentação informativa, passando pela coordenação e autoria de programas.

Está ligada ao jornalismo de investigação regional e já leccionou “História dos Média” no ensino profissional, em Angra do Heroísmo.

 

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Maio 7
Hora:
18:00 - 19:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000