A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conversas na Biblioteca – A Filosofia como Ecologia

20 20+00:00 Novembro, 2021 @ 18:00 - 19:00

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove “Conversas na Biblioteca” com a participação de António de Castro Caeiro, doutorado em Filosofia Antiga, no dia 20 de Novembro, pelas 18h00.

“A filosofia como Ecologia” é o tema desta sessão, na qual o convidado abordará o conceito de ecologia, no sentido de casa.

Segundo António de Castro Caeiro, “(…) Vivemos no mundo, mas também habitamos particular e singularmente o nosso próprio corpo (…) ganhar transparência para esta nossa situação é um dos modos como a filosofia pode pensar estruturalmente a “ecologia” neste quadro semântico. O estudo do meio, os nichos ecológicos, o mundo ambiente, a globalização, a ecologia no sentido normal do termo assenta numa base filosófica do estudo do “aí” em que existimos em conjunto, humanos e as outras espécies todas, o que é orgânico e o que não o é”.

Autor de traduções do grego de várias obras, como “Os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas”, o Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, será o próximo convidado da iniciativa “Conversas na Biblioteca”, actividade que vem decorrendo ao longo do ano, e através da qual se pretende trazer à discussão diferentes assuntos merecedores de reflexão e de desmistificação por especialistas das mais diversas áreas.

Garanta a sua presença neste evento, até ao dia 19 de Novembro, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: comunicacao.bparlsr@azores.gov.pt (inscrições limitadas).

Biografia António de Castro Caeiro: Nasceu em Lisboa, em 1966. É professor na NOVA FCSH desde 1990, membro do IFILNOVA, ensaísta e tradutor. Obteve o grau de doutor em Filosofia Antiga com a tese «A Areté como possibilidade extrema do Humano, fenomenologia da práxis em Platão e Aristóteles» (1998), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Ensina na FCSH desde 1990, dedicando-se à Filosofia Antiga e à Filosofia Contemporânea. Foi Visiting Scholar na FD de Ribeirão Preto da USP, USF (Florida) e Oriel College (Oxford). Traduziu do grego as Odes Para os Vencedores (Quetzal, 2010) e as Odes Olímpicas (Abysmo, 2017) de Píndaro. De Aristóteles, traduziu ainda Os Fragmentos dos Diálogos e Obras Exortativas (INCM, 2014), As Constituições Perdidas de Aristóteles (Abysmo, 2019), tendo publicado ainda os ensaios «São Paulo: Apocalipse e conversão» (Aletheia, 2014) e um «Um Dia Não São Dias» (Abysmo, 2017). Recentemente, saiu “Reflexions on Everyday Life” (Cambridge Scholars Publishing, 2019).

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
20 20+00:00 Novembro, 2021
Hora:
18:00 - 19:00
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000