- Este evento já decorreu.
Conferência “Evangelizar Pela Arte: Descodificar Maria”
Outubro 19 | 20:00 - 21:30

No dia 18 de Outubro assinala-se o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, dia de São Lucas, padroeiro dos artistas, que visa promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas. A Paróquia de Santa Cruz e a Colecção Visitável da Matriz de Lagoa, como tem sido habitual, associam-se a esta data. Este ano, aliado ao encerramento do programa comemorativo dos 150 anos da aquisição da imagem de Nossa Senhora do Rosário para a Igreja de Santa Cruz, comemora-se com uma Conferência proferida pelo Pe. Nuno Sousa intitulada Evangelizar pela arte: Descodificar Maria, que se realizará no dia 19 de Outubro, pelas 20h00, na Igreja Matriz de Lagoa – Santa Cruz.
Sendo a História da Igreja uma história de evangelização através de métodos e meios diferenciados, a arte adquiriu um especial destaque e tornou-se um elemento mediador de comunicação que apresenta uma forte carga simbólica e catequética tornando-se uma excelente ferramenta para o desempenho da sua principal missão: evangelização. Durante a conferência refletir-se-á a riqueza das invocações marianas associadas às obras de arte existentes.
O orador, Padre Nuno Sousa, natural da Ribeirinha, frequentou a Universidade dos Açores na área da História e do Património. Desde a sua ordenação sacerdotal, em 2020, tem trabalhado em São Miguel, onde presentemente exerce funções de pároco em Rabo de Peixe, Pico da Pedra e Calhetas. Paralelamente, lecciona a disciplina de EMRC na EBI de Rabo de Peixe.
Recorde-se que o programa comemorativo dos 150 anos da aquisição da imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da grande festa da Paróquia de Santa Cruz juntamente com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, contemplou outros dois momentos, ocorridos durante o mês de Maio: uma exposição temporária Maria: a Senhora do Rosário. 1873-2023 e uma “Cantata Mariana” protagonizada pela artista Teresa Salgueiro acompanhada por vozes masculinas do Conservatório Regional de Ponta Delgada e pelos músicos Nélson Almeida no acordeão de concerto e Sofia Queirós no contrabaixo.