A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conferência | “As colecções de fotografias familiares e regionais nos Arquivos e nos Museus”

Junho 9 @ 18:00 - 19:30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro organiza, no dia 9 de Junho, Dia Internacional dos Arquivos, às 18h, a conferência “As colecções de fotografias familiares e regionais nos Arquivos e nos Museus”, com Luís Pavão.

Explorar-se-ão, assim, coleções de fotografia regionais existentes nos arquivos e museus, desde espólios de fotógrafos açorianos às colecções familiares à guarda destas instituições.

Serão apresentados exemplos de recuperações realizadas por Arquivos e Bibliotecas portuguesas em colecções de fotografia de família e de estúdios regionais de fotógrafos portugueses do início do século XX. Serão também debatidos os cuidados de conservação prestados a estas colecções.

 

Nota biográfica- Luís Pavão

 

Luís Miguel Segurado Pavão Martins, nasceu em Lisboa em 1954. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, IST, Lisboa,1981 e Master of Fine Art on Photography, Museum Studies, pelo Rochester Institute of Technology, 1999. Desde 1991 exerce o cargo de conservador de fotografia, no Arquivo Municipal de Lisboa. Desenvolve actividades lectivas no ARCO em Lisboa e no Instituto Politécnico de Tomar, desde 1990 até 2014, lecciona disciplinas de processos fotográficos históricos e conservação de fotografia nos programas de licenciatura e mestrado em fotografia desta escola.

Sócio fundador e gerente da empresa Luis Pavão Limitada, desde 1982 é especializada na conservação e digitalização de coleções de fotografia, com responsabilidade técnica cientifica na realização de vários projectos de conservação, descrição e digitalização de colecções de fotografia de várias instituições.

Principais Publicações:

Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, (1997),

Tabernas de Lisboa, Assírio e Alvim, Lisboa, (1981),

Fotografias de Lisboa à Noite, Assírio e Alvim, Lisboa, (1983),

Lisboa, em vésperas do Terceiro Milénio, Assírio & Alvim, Lisboa, 2002,

Fado Português, EAR BOOKS, Edel Classics, GmbH, 2005.

Evora Urbe Aurea, CM Evora, junho 2019.

Pela fresca sombra das árvores de Lisboa, CML, 2021.

 

Foto meramente ilustrativa: DR

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Junho 9
Hora:
18:00 - 19:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , , ,

Local

Terceira – Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Rua do Morrão, 42
Angra do Heroísmo, 9700-054
+ Mapa do Google
Telefone:
295 401 000