Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Concerto de Guitarra com Victor Castro (ADIADO)

março 14 @ 21:00 - 22:00

victor castro

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça realiza um Concerto de Guitarra com Victor Castro, que irá decorrer no Auditório desta instituição, no dia 14 de março às 21:00h.

 

O guitarrista Victor Castro dará um concerto no dia 14 de março às 21:00 h, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, cidade da Horta.

 

Victor Castro nasceu na ilha Terceira – Açores. Estudou violão clássico no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com o açoriano Carlos Baptista Ávila, com os americanos Steven Rings, Timothy Johnson, Miles D. Barford e Eddy Goldz e completou seus estudos com Robert Hugo (Uruguai).

Além disso, ele masteriza com os renomados guitarristas David Russell (Escócia), Eduard Isaac (Argentina), Costas Cotsiolis (Grécia), Ana Vidovic (Croácia), Marco Pereira (Brasil), Sebastião Tapajós (Brasil) e Fábio Zanon (Brasil). Estudou Música na Universidade Federal do Maranhão (Brasil) e é mestre em Performance de Guitarra na Universidade de Aveiro (Portugal).

Em 1999, gravou o CD “Victor Castro Plays”, que realiza obras de compositores eminentes como Paulo Bellinatti, Mertz, Albéniz, Nikita Koshkin e Augustin Barrios. Em 2001, lançou o CD intitulado “Freedom of Tradition”, mostrando alguns arranjos de canções tradicionais da Ilha Terceira (Açores) para violão clássico.

Já realizou concertos solo em Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e vários estados do Brasil (São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima,Rondônia, Tocantis, Pará, Piauí, Amazonas, Rio de Janeiro).

Além disso, tem trabalho realizado em Portugal com vários músicos estrangeiros, como a violinista Evgenia Soltys (Rússia), o violoncelista Grytsyouk Orest (Ucrânia), o flautista Mikail Roussal (Ucrânia) e o 1.º clarinete na orquestra de Milão, o italiano Christiani Latini. Recentemente trabalhou com a violinista Rosa Pampillo, da Costa Rica.

Desde 2005, junto com o guitarrista açoriano Paulo Cunha, desenvolveu o projeto “Homenagem a Carlos Paredes”, no qual toca guitarra portuguesa de Coimbra, composições do famoso guitarrista. O tributo foi apresentado em St. Louis e em várias cidades de Portugal.

Entre os destaques de sua carreira, podemos citar o concerto em comemoração ao “10 de junho” ao seu Presidente de Portugal, Dr. Jorge Sampaio. Foi chamado ao Festival de Música do Departamento de Cultura de Coimbra e para o Festival Internacional Francisco Lacerda, sendo convidado a recitar em Lisboa, no auditório do SPA, onde tocou as obras completas para violão do compositor português Lopes Graça.

Tocou com a brasileira Sinfonic Orquestra e com a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão. Foi convidado a participar da quarta e quinta semana do San Luis Guitar Festival. Além disso, vencendo duas vezes desde o prémio “Raphael Rabelo, o 2.º geral do Concurso Nacional, patrocinado pelo Festival Nacional de Guitarra do Piauí (FENAVIPI), a competição foi disputada por dezenas de guitarristas de todo o país e teve o júri como intérpretes distintos do violão, como os dedicados professores Henrique Pinto e Fabio Zanon, Marco Pereira, Sebastião Tapajós e croata Ana Vidovic, destaque mundial do violão no noticiário.

Trabalhou com grandes músicos brasileiros, como Mauro Sérgio, Cuca Teixeira, Isaías Alves, André Vasconcelos, Celson Mendes, Sidney Duarte, Itiberê Zwarg, Luíz Junior, Milla Camões, Augusto Pellegrini, entre outros.

Ensinou violão clássico no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, foi professor e coordenador de violão clássico na Escola de Música do Estado do Maranhão, professor de violão clássico na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) e professor de princípios e métodos de Ensino de arte na UNDB (Universidade Dom Bosco). Atualmente vive em Aveiro-Portugal, dando aulas particulares na Sociedade Musical de Santa Cecília e tocando com outros músicos em vários projetos musicais.

 

Fica a par de mais eventos no Faial, clicando aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
março 14
Hora:
21:00 - 22:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
, , ,

Local

Faial – Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Rua Walter Bensaúde, 14
Horta, 9900-142
+ Google Map
Telefone:
292 202 550
Fechar Menu