A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Comemorações do Centenário do Poeta Pedro da Silveira em Santa Maria

Maio 28 @ 17:00

O Município de Vila do Porto associou-se às comemorações do Centenário do nascimento do poeta Pedro da Silveira, que estão a decorrer ao longo deste ano, promovendo um evento no dia 28 de Maio, pelas 18H00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto.
Neste dia, pelas 17H00, será descerrada uma placa junto do Farol da Ponta da Malmerenda com um poema do escritor alusivo a esse lugar – “Santa Maria: Ponta da Malmerenda a bombordo, Vila do Porto à proa”, do livro Sinais de Oeste (1962).
Começando, precisamente, por Santa Maria – a ilha primeira – e percorrendo todo o arquipélago, este momento de descerramento da placa é aberto a todos os marienses que queiram estar
presentes.
A intenção do Instituto Açoriano de Cultura e do Arquipélago de Escritores, duas das entidades empenhadas em celebrar o centenário, é instalar em todas as ilhas dos Açores uma placa celebrativa do poeta das Flores com um poema alusivo a esse lugar, seguido da sua tradução em língua inglesa, a partir da escolha de Urbano Bettencourt, responsável pela edição da obra poética, com o título Fui ao Mar Buscar Laranjas. Poesia Reunida.
Pelas 18H00, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto decorrerá uma sessão sobre a vida e obra de Pedro da Silveira, com a intervenções de Nuno Costa Santos e de Hugo Tiago, em representação do Arquipélago de Escritores e do Instituto Açoriano de Cultura, respectivamente.
Além das intervenções acima referidas, haverá duas palestras a cargo de Urbano Bettencourt intitulada “Pedro da Silveira e os seus ofícios” e outra de Vasco Rosa “Legado e recepção da obra de Pedro da Silveira” — além, naturalmente, da leitura de poemas do homenageado. Adicionalmente, o Município das Lajes das Flores oferece aos presentes um exemplar de Minha Pedra da Vida. Antologia breve e para todos, e estarão disponíveis para compra o catálogo da exposição de Angra do Heroísmo acabada de inaugurar e da obra poética Fui ao Mar Buscar Laranjas. Poesia Reunida.
O evento foi criado por um grupo de cidadãos, e é promovido pelo Município de Vila do Porto, pelo Instituto Açoriano de Cultura, editor de Pedro da Silveira, e pelo Arquipélago de Escritores, encontro literário anual criado em 2018.

 

Mais eventos na ilha de Santa Maria, aqui!

Partilhe