A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Comemoração do Dia da Viola da Terra

Outubro 2 @ 20:30 - Outubro 3 @ 22:30

A 2 de Outubro de 2020 comemora-se o “Dia da Viola da Terra” nos Açores com eventos que decorrerão em algumas ilhas dos Açores, na sua maioria em formato online.
A Associação de Juventude Viola da Terra, que tem promovido essas comemorações na Ilha de São Miguel, apresenta a sua programação com eventos a 1, 2, 3 e 6 de Outubro.
A 1 de Outubro, na Livraria Letras Lavadas, inserido ainda na programação “Folhas de Outono” daquela entidade, decorrerá uma “Tertúlia Cultural” onde serão declamados poemas e textos de escritores Açorianos que escreveram sobre a nossa Viola. O evento contará com apontamentos musicais na Viola da Terra por Sofia Vidal. Poderá acompanhar o evento em facebook.com/letraslavadas.editores a partir das 18:30 desse dia.

A 2 de Outubro, em São Miguel, a Associação de Juventude Viola da Terra prepara um evento inovador e muito especial. Haverá o “Palco Aberto – Música Original com Viola da Terra” que poderá acompanhar a partir das 20:30 em facebook.com/aj.violadaterra e que contará com 5 participações musicais.
Hugo Almeida, de 31 anos, ouviu os sons da Viola da Terra pela primeira vez aos 5 anos, no Grupo Folclórico São Miguel. Alguns anos mais tarde aprende a tocar o instrumento na Escola da Violas da Relva com o Mestre José de Oliveira. Multi-instrumentista, tem feito parte de diversos projectos musicais nos mais variados estilos. Em 2015 editou o seu primeiro álbum a solo em Viola da Terra, “Influências”. Apresenta no “Palco Aberto” duas músicas originais suas para Viola da Terra, compostas na altura da quarentena.
João Moniz, de 25 anos, tocou pela primeira vez Viola da Terra no início de 2020 para gravar os sons do instrumento num dos temas do seu EP, “Saudade”, que acabou de apresentar em Concerto no Teatro Micaelense no passado dia 26 de Setembro. Professor de Guitarra, Compositor de música original, com concertos dentro e fora da região, começa agora a trazer a Viola da Terra para os seus Concertos. “Beira Mar” é o nome do tema que apresentará a solo no “Palco Aberto”.
Francisca Xavier, de 7 anos, teve o primeiro contacto com a Viola da Terra através do seu pai, Luís Xavier. Este duo surpreendeu os Açorianos com lindos duetos, na quarentena, que tiveram uma enorme aceitação. Luís Xavier, de 40 anos, teve contacto com a Viola da Terra através do Grupo Folclórico São Paulo da Ribeira Quente. No seu projeto musical “Fat of The Land”, Luís Xavier tem usado a Viola da Terra em algumas músicas e, ainda, nos videoclipes que a Banda tem apresentado. Pai e Filha, acompanhados ainda por João Moniz, apresentarão um tema original seu.
Rafael Carvalho, de 40 anos, teve o primeiro contacto com a Viola da Terra pelo “Grupo do Peditório do Menino Jesus” na Ribeira Quente. Aprendeu depois Viola da Terra com o Mestre Carlos Quental, na escola de Violas promovida pelo Grupo Folclórico São Paulo. Com 5 álbuns a solo, o músico tem cerca de 17 músicas originais para Viola da Terra editadas. Participa no evento com um tema original seu no sentido de incentivar a criação musical na Viola da Terra.
Luís H. Bettencourt teve o contacto com a Viola da Terra há cerca de meia dúzia de anos pelo Grupo Folclórico Passos de Bruma, onde toca com regularidade. Em 2020, com o trabalho para a edição do álbum “Oxygen” da banda Morbid Death, achou importante incluir a sonoridade
da Viola da Terra. “Jordsträngar” é um título Sueco que significa “Cordas do Mundo” ou “Cordas da Terra”, e é a proposta do músico para o “Palco Aberto”, numa abordagem menos “convencional” da execução da nossa Viola dos Dois Corações, mas explorando a sua sonoridade numa visão e estilo muito próprio.
Estas 5 apresentações garantem um “Palco Aberto” diversificado, desde o mais tradicional, passando pelo Rock e ainda pelo Metal, demonstrando a grande versatilidade da nossa Viola da Terra e, acima de tudo, que se começa a compor para a Viola com maior frequência e quantidade. Os vídeos de cada apresentação foram ainda gravados e editados por cada participante.

Em 2020, esta primeira edição do “Palco Aberto – Música Original” foi direcionada para músicos da Ilha de São Miguel mas pretende-se, no próximo ano, alargar o evento a tocadores de várias Ilhas dos Açores.
A 2 Outubro, pelas 21:30, pode assistir ainda ao Concerto Online da “Orquestra de Violas Terceirenses”, em Facebook.com/Sons.do.Terreiro, como parte da programação do “Dia da Viola da Terra” na Ilha Terceira.

A 3 de Outubro, ao longo do dia, na página de em facebook.com/aj.violadaterra serão lançados vídeos dos vários eventos ou colaborações da Associação ao longo deste ano, numa retrospectiva do trabalho que foi desenvolvido mesmo em tempo de pandemia e de quarentena, e que é importante recordar. Serão revisitados os eventos “Violas do Atlântico – X Edição”, “Encontro de Violas Açorianas 2020” e “Encontro de Violas no Feminino”.

Partilhe

Detalhes

Início:
Outubro 2 @ 20:30
Fim:
Outubro 3 @ 22:30
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , ,

Local

Online
Publicidade
Farmaçor