Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Colóquio Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural

Setembro 15 @ 16:30 - 21:30

Semana Pedro da Silveira na BPARLSR

Colóquio comemorativo do centenário do nascimento de Pedro da Silveira, que irá decorrer na Universidade dos Açores (Anfiteatro VIII) e na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Realiza-se nos próximos dias 14 e 15 de Setembro o Colóquio Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural, comemorativo do centenário do nascimento deste autor e investigador açoriano, que decorrerá na Universidade dos Açores (no Anfiteatro VIII) e na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD).
O colóquio terá diversos painéis, sobre as várias actividades de Pedro da Silveira como poeta, crítico literário, tradutor, colaborador da imprensa, investigador em História e Etnografia, etc., de onde resultará certamente um retrato bastante completo desta grande figura regional e nacional.
No dia 14, pelas 18 horas, decorrerá uma mesa-redonda dedicada ao tema “Mesa de amigos – Pedro da Silveira, a cultura e a imprensa”, na BPARPD. No dia 15, na BPARPD, pelas 16.30, será exibido o documentário “Os Livros que Ficaram por Ler”, de Sandra Cristina Sousa, sobre a vida e a obra de Pedro da Silveira. Na sessão de encerramento do colóquio, no mesmo dia pelas 18 horas na BPARPD, será lançada a obra Muito mais que paisagem, de homenagem ao autor.
Com este Colóquio – uma iniciativa conjunta do CHAM, do CEHu e da FCSH, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e com o apoio do American Corner da UAc – a Universidade dos Açores junta-se ao movimento de celebração do centenário, que está a decorrer em várias instituições no país e no estrangeiro.
A entrada é livre.

 

Programa:

 

15 de Setembro

09:30h – Pedro da Silveira e o património literário açoriano: progressos e perplexidades, por Vasco Rosa (editor e escritor) | Universidade dos Açores (Anfiteatro VIII).

10:30h – Intervalo.

10:45hIII Painel: As aventuras literárias de Pedro da Silveira, com moderação de Ana Cristina Gil (Universidade dos Açores).

O primeiro Pedro da Silveira por Eduíno de Jesus (escritor e ensaísta).

11:05hA «saudade poética» em Pedro da Silveira: matriz insular ou essência de ser português?, por Ângela Almeida (escritora e investigadora).

11:25h – A poética da insularidade em Pedro da Silveira, por Maria Madalena Teixeira da Silva (Universidade dos Açores e de Coimbra).

11:45hA Antologia de Poesia Açoriana na perspectiva dos Estudos Culturais, por Leonor Sampaio da Silva (Universidade dos Açores).

12:05hO vento rodou para Oeste: Partidas e regressos na construção da açorianidade, por Diniz Borges (Portuguese Beyond Borders Institute e California State University, Fresno).

Almoço.

 

16:30h – Documentário: Os Livros que Ficaram por Ler, de Sandra Cristina Sousa, sobre a vida e a obra de Pedro da Silveira | Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

18:00h – Lançamento da obra Muito mais que paisagem, de homenagem a Pedro da Silveira.

20:00h – Jantar do colóquio.

 

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover