- Este evento já decorreu.
Azores Triangle Adventure 2023
Outubro 27 | 9:00 - Outubro 29 | 20:00

Acontece, nos próximos dias 27, 28 e 29 de Outubro, a edição do Azores Triangle Adventure 2023, evento organizado pelo Azores Trail Run. Durante três dias, os atletas irão percorrer algumas das paisagens mais emblemáticas das três ilhas do Triângulo.
Esta é uma corrida de trail running por etapas que se realiza em três ilhas – Ilha do Pico, Ilha de São Jorge e Ilha do Faial. Tem um total de 87 km acumulados no final dos três dias. Esta corrida qualifica para Ultra-Trail® de Mont-Blanc (UTMB).
Etapas:
27 de Outubro – 1.ª Etapa: From the Vineyards to the Mountain (Pico)
OFajãs Trail, com cerca de 27 Km, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha, no lugar de São Tomé, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa Sul, onde se cultiva o inhame, a banana e o café (únicos lugares da Europa onde existe a produção de café devido à existência de microclinas favoráveis). O trail segue para o alto da colina para descer em direcção às fajãs do Norte, reconhecidas e classificadas pela presença de uma paisagem singular. Aqui integra-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, um dos destinos turísticos mais procurados, principalmente pelos amantes do surf sendo este local um spot privilegiado para esta modalidade. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres são também dois locais reconhecidos internacionalmente pela classificação como Sítios Ramsar, atribuição dada pelo valor estético e paisagístico atribuído pela presença das suas lagunas costeiras, únicas no Arquipélago. É na Fajã dos Cubres, junto à Ermida que termina esta 2ª etapa.
29 de Outubro – 3.ª Etapa: Volcanoes Trail (Faial)
O Trail dos Vulcões, com cerca de 33 km, começa e termina na região mais nova de Portugal, o vulcão dos Capelinhos, onde se tem a sensação de estar noutro planeta. Aqui é possível caminhar em um terreno formado por cinzas, tufos e bombas vulcânicas de 58 anos. A largada é ao nível do mar no porto do “Comprido”, a mais importante e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957, ano em que o vulcão iniciou a sua erupção.
O percurso sobe pela península do Capelo e atravessa dez vulcões adormecidos e entra na “Levada”, considerada a mais significativa obra de engenharia hidráulica da década de 1960 nos Açores. Após 9 Km de passagem por pontes e túneis deste canal de água artificial e espectacular, chega-se à Caldeira do Faial, uma das caldeiras vulcânicas mais espectaculares do planeta. Depois de fazer um recorte do seu perímetro, inicia-se a descida em single track acidentado até à freguesia da Praia do Norte percorrendo a praia da Fajã com regresso ao Vulcão dos Capelinhos.