Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Azores Trail Run – Triangle Adventure 2022

Outubro 21 @ 9:00 - Outubro 23 @ 19:30

Azores Trail Run - Triangle Adventure 2022
Dias 21, 22 e 23 de Outubro, todos os caminhos vão dar ao Triangle Adventure!
Atletas de todo o mundo vão percorrer as 3 ilhas, em 3 etapas, contemplar e pisar o ponto mais alto de Portugal no Pico, percorrer as belíssimas fajãs de S. Jorge, e passar por mais de 10 vulcões do Faial. Junte-se à festa, e venha apoiar o Triangle Adventure!
Etapa 1: From the Vineyards to the Mountain (Pico)

O “From the Vineyards to the Mountain”, transporta-nos numa viagem de cerca de 30Km, desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude. O trilho tem o seu início no Porto da Madalena, partindo em direcção ao Lajido da Criação Velha, o coração da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada em 2004 como Património da Humanidade, pela UNESCO.

Ao chegar à base da Montanha, por volta dos 1200m, entramos numa área de Reserva Natural do Parque Natural do Pico, também um geossítio do Geoparque Açores e uma área classificada como Zona Especial de Conservação da Rede Natura 2000. A partir daqui os flancos do vulcão tornam-se cada vez mais íngremes, e a vegetação altera-se, tornando-se cada vez mais rasteira, onde dominam espécies típicas de habitats Alpinos e Sub-Alpinos, sujeitos a depósitos de neve prolongados. Chegando ao topo, e onde termina esta 1ª etapa, encontramos a cratera do Pico aos 2250m de altitude,  um antigo lago de lava, com o Piquinho no seu interior, oferecendo-nos uma paisagem de cortar a respiração e de onde podem ser observadas todas as ilhas do grupo central, se as condições meteorológicas forem propícias.

 

Etapa 2: Fajãs Trail (São Jorge)

O trail de cerca de 30 Km, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha, na freguesia de São Tomé, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa Sul, onde se cultiva o inhame, a banana e o café (únicos lugares da Europa onde existe a produção de café devido à existência de microclinas favoráveis). O trail segue para o alto da colina para descer em direção às fajãs do Norte, reconhecidas e classificadas pela presença de uma paisagem singular. Aqui integra-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, um dos destinos turísticos mais procurados, principalmente pelos amantes do surf sendo este local um spot privilegiado para esta modalidade. A Fajã da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres são também dois locais reconhecidos internacionalmente pela classificação como Sítios Ramsar, atribuição dada pelo valor estético e paisagístico atribuído pela presença das suas lagunas costeiras, únicas no Arquipélago. É na Fajã dos Cubres, junto à Ermida que termina esta 2ª etapa.

 

Etapa 3: Volcanoes Trail

O Trail dos Vulcões começa e termina na região mais nova de Portugal, o vulcão dos Capelinhos, onde se tem a sensação de estar noutro planeta. Aqui é possível caminhar em um terreno formado por cinzas, tufos e bombas vulcânicas de 58 anos. A largada é ao nível do mar no porto do “Comprido”, a mais importante e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957, ano em que o vulcão iniciou a sua erupção. O percurso sobe pela península do Capelo e atravessa dez vulcões adormecidos e entra na “Levada”, considerada a mais significativa obra de engenharia hidráulica da década de 1960 nos Açores. Após 9 Km de passagem por pontes e túneis deste canal de água artificial e espectacular, chega-se à Caldeira do Faial, uma das caldeiras vulcânicas mais espectaculares do planeta. Depois de fazer um recorte do seu perímetro, inicia-se a descida em single track acidentado até à freguesia da Praia do Norte percorrendo a praia da Fajã com regresso ao Vulcão dos Capelinhos.

 

Programa:

 

20 de Outubro

Das 14h às 22h – Recolha do Dorsal no Mercado Municipal da Horta
19h – Briefing Azores Triangle Adventure no Mercado Municipal da Horta

21 de Outubro (sexta)

07h – Encontro no Terminal Marítimo da Horta
07h30 – Partida do barco para Madalena (Pico)
08h – Chegada à Madalena (Pico)
09h – Início da etapa Vineyard to the Mountain Trail
14h – Início dos transfers da meta de chegada para a Madalena (partida a cada 1 hora)
19h – Partida do último autocarro para Madalena

22 de Outubro (Sábado)

08h10 – Encontro no Terminal Marítimo da Madalena
08h40 – Partida do barco para Velas (São Jorge)
10h00 – Chegada a Velas (São Jorge)
10h15 – Transfer para a partida
11h30 – Início da etapa Fajãs Trail
14h30 – Início dos transfers da meta de chegada para Velas (partida a cada 1 hora)
19h30 – Partida do último autocarro para Velas

23 de Outubro (Domingo)

07h30 – Encontro no Terminal Marítimo das Velas
08h – Partida do barco para Horta (Faial)
9h40 – Chegada à Horta (Faial)
10h – Transfer para a partida
11:30 – Início da etapa VolcanoesTrail
19h30 – Tempo limite para  chegar à meta de chegada (partida do último autocarro para Horta)

 

Foto meramente ilustrativa: DR

Mais eventos na ilha do Pico, aqui!

Partilhe

Detalhes

Início:
Outubro 21 @ 9:00
Fim:
Outubro 23 @ 19:30
Categorias de Evento:
, , ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , ,

Local

Ilhas de São Jorge, do Pico e do Faial
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover