Publicidade

BASE_horz_cover
Atlantiprotao

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Atravessar Disciplinas: Conversa com Bruno Marquez e Margarida Andrade

Janeiro 21 @ 17:00 - 18:00

Atravessar Disciplinas
Conversa com Bruno Marquez e Margarida Andrade, moderada por Rita Serra e Silva
[Programa paralelo da exposição No futuro também se usavam pincéis, de Margarida Andrade]
21 Jan. 2023
17h
Entrada livre
No contexto da exposição No futuro também se usavam pincéis, de Margarida Andrade, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove uma conversa entre a artista açoriana e Bruno Márquez (arquitecto e naturalista), moderada por Rita Serra e Silva (arquitecta e programadora cultural).
Pensando que a nossa pegada vai muito além da terra que se pisa, este encontro propõe reflectir sobre o trabalho transdisciplinar como via para a redenção ecológica.
Rita Serra e Silva é Coordenadora do (des)Envolvimento de Públicos e Participação de Ponta Delgada—Azores 2027. Estudou Arquitectura (Universidade de Coimbra), disciplina que cruza com a de Educação no doutoramento (Universidade do Minho) que está a desenvolver sobre “Literacia do Território na Infância”. Viu nesta investigação a oportunidade certa para se mudar para São Miguel onde, desde 2019, colabora com o festival de artes Walk&Talk na programação de excursões pela ilha. Também sobre viagens culturais, tem sido consultora do Portugal Art Encounters. Enquanto co-fundadora da plataforma Architects Declare Portugal (2020) promove boas práticas em arquitectura para mitigar os impactos negativos do sector da construção no ambiente natural. Desde 2017 que a sua actividade se tem focado em serviços de mediação e programação cultural, colaborando com Comunidades Intermunicipais, 23 Milhas – Ílhavo, a empresa Talkie-Walkie, a Ordem dos Arquitectos, entre outros.

Bruno Marquez é Arquitecto – Naturalista. Mestre em Arquitectura e Design, Cidade e Território na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Encontra-se a escrever a sua tese de Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, propondo uma metodologia de intervenção arquitectónica em contextos naturais. Tem desenvolvido o seu trabalho através do diálogo transdisciplinar com o objectivo de melhorar a relação da arquitectura com o meio ambiente. Assim, estuda as diferentes formas e hábitos das entidades naturais para resinificar a relação espacial com a natureza para construir territórios mais sustentáveis e em diálogo com a conservação da biodiversidade. Co-fundador do atelier de arquitectura Rizoma.

Margarida Andrade
Nasceu na ilha de São Miguel, em 1996.
Aos dezoito anos, seguiu rumo a Lisboa para estudar Pintura na Faculdade de Belas Artes, onde teve a primeira exposição individual, Ensaio para um Jardim (2016), na Galeria 78/80, o que lhe proporcionou outras exposições colectivas em Lisboa, Cascais, Viana do Castelo e Algarve.
Fora de Portugal, foi seleccionada para representar Portugal no Art Camp em Andorra (2016) e Malta (2017), ambos organizados pela UNESCO.
De volta aos Açores, foi uma das artistas seleccionadas no Concurso de Artistas Criadores do Festival Walk&Talk (2017), apresentando a exposição individual O mar torna o horizonte numa miragem, com curadoria de Marta Espiridião, na galeria Arco 8, em Ponta Delgada.
Em 2019, expôs na Sociedade Nacional de Belas-Artes e venceu, em conjunto com outros artistas, os Prémios CAT apresentados na Casa das Artes de Tavira (Algarve).
Depois de concluir o mestrado em Artes Visuales y Educación pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, trabalhou nos Serviços Educativos do Centro de Arqueologia de Lisboa por um ano.
Actualmente é coordenadora da Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural na CRESAÇOR – Cooperativa de Economia Solidária em Ponta Delgada (Açores).
Em paralelo, desenvolve o projecto artístico No futuro também se usavam pincéis, onde pretende alertar para o eminente perigo que as alterações climáticas representam quando associadas à (in)actividade humana.

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Janeiro 21
Hora:
17:00 - 18:00
Categorias de Evento:
, ,
Etiquetas de Evento:
, , , , , , ,

Local

São Miguel – Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
Rua Adolfo Coutinho de Medeiros, s/n
Ribeira Grande, 9600-516
+ Mapa do Google
Telefone:
296 470 130
View Local Website
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover