Publicidade

- Este evento já decorreu.
Atravessar Disciplinas: Conversa com Bruno Marquez e Margarida Andrade
Janeiro 21 @ 17:00 - 18:00

Bruno Marquez é Arquitecto – Naturalista. Mestre em Arquitectura e Design, Cidade e Território na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Encontra-se a escrever a sua tese de Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, propondo uma metodologia de intervenção arquitectónica em contextos naturais. Tem desenvolvido o seu trabalho através do diálogo transdisciplinar com o objectivo de melhorar a relação da arquitectura com o meio ambiente. Assim, estuda as diferentes formas e hábitos das entidades naturais para resinificar a relação espacial com a natureza para construir territórios mais sustentáveis e em diálogo com a conservação da biodiversidade. Co-fundador do atelier de arquitectura Rizoma.
Margarida Andrade
Nasceu na ilha de São Miguel, em 1996.
Aos dezoito anos, seguiu rumo a Lisboa para estudar Pintura na Faculdade de Belas Artes, onde teve a primeira exposição individual, Ensaio para um Jardim (2016), na Galeria 78/80, o que lhe proporcionou outras exposições colectivas em Lisboa, Cascais, Viana do Castelo e Algarve.
Fora de Portugal, foi seleccionada para representar Portugal no Art Camp em Andorra (2016) e Malta (2017), ambos organizados pela UNESCO.
De volta aos Açores, foi uma das artistas seleccionadas no Concurso de Artistas Criadores do Festival Walk&Talk (2017), apresentando a exposição individual O mar torna o horizonte numa miragem, com curadoria de Marta Espiridião, na galeria Arco 8, em Ponta Delgada.
Em 2019, expôs na Sociedade Nacional de Belas-Artes e venceu, em conjunto com outros artistas, os Prémios CAT apresentados na Casa das Artes de Tavira (Algarve).
Depois de concluir o mestrado em Artes Visuales y Educación pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona, trabalhou nos Serviços Educativos do Centro de Arqueologia de Lisboa por um ano.
Actualmente é coordenadora da Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural na CRESAÇOR – Cooperativa de Economia Solidária em Ponta Delgada (Açores).
Em paralelo, desenvolve o projecto artístico No futuro também se usavam pincéis, onde pretende alertar para o eminente perigo que as alterações climáticas representam quando associadas à (in)actividade humana.