Publicidade

- Este evento já decorreu.
Apresentação do livro “Gente Comum – Uma História na PIDE”
Maio 26 @ 18:00 - 19:30

No dia 26 de Maio às 18:00h, o Centro Cívico de Santa Clara recebe a apresentação do livro “Gente Comum – Uma História na PIDE” de Aurora Rodrigues. O livro será apresentado por Teófilo Braga.
Sinopse:
Pouco depois de aderir ao MRPP, em 1972, na sequência do brutal assassinato pela PIDE do camarada de curso José António Ribeiro Santos, Aurora Rodrigues é detida pela polícia política e levada para a prisão de Caxias, onde será torturada barbaramente durante três meses.
A então jovem de 21 anos esteve impedida de dormir cerca de 450 horas; em paralelo, sofreu espancamentos e passou por várias práticas de tortura, tendo o apoio de familiares e amigos e a memória do camarada Ribeiro Santos sido fundamentais para resistir às atrocidades a que foi submetida.
Libertada, vive a Revolução de forma intensa, envolvendo-se mais profundamente no trabalho partidário até ser de novo detida com várias centenas de camaradas, desta vez por iniciativa do COPCON.
Nunca baixando os braços e olhando os torcionários de frente, Gente Comum – Uma história na PIDE é um relato de uma jovem de grande valentia e de uma mulher extraordinária que lutou intensa e corajosamente pelos seus ideais. Esta é a sua história, agora partilhada com os leitores.
Biografia:
Aurora Rodrigues nasceu em Vale da Azinheira, Mina de São Domingos. Licenciada em Direito, em 1972 aderiu ao MRPP, partido em que militou até 1977. Conheceu as prisões da PIDE e a tortura – primeiro como militante antifascista; depois, em 1975, a mando do COPCON, desconhecendo ainda hoje as razões da sua prisão. É magistrada do Ministério Público jubilada, tendo exercido funções em Alcácer do Sal, Santarém e Évora.