Publicidade

BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
Banner INSULA

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

A Moeda: Das Origens à Globalização, Luís Filipe Thomaz

Outubro 21 @ 18:00 - 19:30

Conversa a 3 sobre Políticas Museológicas

O Museu de Angra do Heroísmo dá continuidade à apresentação sistemática da Colecção de Moedas de Luís Filipe Thomaz, historiador de reconhecido mérito, com a inauguração de A Moeda: Das Origens à Globalização, a decorrer no espaço da exposição de longa duração Do Mar e da Terra… Uma História no Atlântico.

Esta é a 4ª etapa de uma das mais importantes incorporações realizadas por este Museu, assinalada com a exposição de um conjunto de espécies numismáticas extraordinariamente representativas da História da Moeda e, por consequência, do Dinheiro, quiçá a invenção mais mobilizadora de toda a Humanidade.

Na ocasião, o Professor Luís Filipe Thomaz proferirá uma conferência realçando o percurso das espécies numismáticas desde a sua origem até à actualidade. De ressalvar que esta Colecção, agora em processo de doação ao MAH, é uma das mais completas e abrangentes existentes em Portugal.

Luís Filipe Thomaz nasceu em Lisboa, em 1942. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1965) e em línguas orientais pelo Institut National des Langues et Civilisations Orientales, pelo Institut Catholique e pela Universidade de Paris III (1982). Foi Professor Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores e Prof. convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1984 e 2002. É, desde 2002, director do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa. É autor de sete livros e de mais de uma centena de artigos, versando quase todos a presença portuguesa no Oriente. Colabora com as revistas ArchipelAnais de História de Além-Mar e Lusitania Sacra. Tem-se dedicado, sobretudo, à história do Oriente, com especial atenção a Timor, onde foi outrora militar, jornalista e professor de Latim e Grego no Seminário de Dare. Foi galardoado com o Prémio D. João de Castro da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, em 1994.

Mais eventos na ilha Terceira, aqui!

Partilhe

Detalhes

Data:
Outubro 21
Hora:
18:00 - 19:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
, , , , ,

Local

Terceira – Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
Angra do Heroísmo, 9701-875
+ Mapa do Google
Telefone:
295 240 800
Publicidade
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover
BASE_horz_cover