A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

34.º Colóquio da Lusofonia no Centro Natália Correia

Junho 10 @ 9:30 - Junho 12 @ 19:00

O 34.º Colóquio da Lusofonia, promovido pela Associação Internacional de Colóquios da Lusofonia (AICL), vai decorrer em Ponta Delgada de 10 e 12 de Junho, em co-organização com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Educação e “açorianidades literárias” vão estar em destaque nesta edição insular da iniciativa.
Os trabalhos vão decorrer no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, e serão transmitidos em directo e online na página do Facebook da AICL.
A sessão de abertura, na Quinta-feira, dia 10, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, às 10h20, bem como a homenagem a Onésimo Teotónio Almeida, na Sexta-feira, dia 11, às 16h30, nas quais participará a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, serão ainda transmitidas na página da autarquia no Facebook.
São convidados de honra Aníbal Pires (escritor), Conceição Medeiros (Projecto Novas Rotas, EBI Capelas), Eduíno de Jesus (Escritor), Félix Rodrigues (Cientista), Helena Chrystello (EBI 2,3 Maia), José de Almeida Mello (Historiador), Luís Filipe Borges (Escritor, humorista), Onésimo Teotónio Almeida (Escritor), Sérgio Rezendes (Historiador) e Vamberto Freitas (Escritor).
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e a Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro, vão marcar presença no Colóquio que propõe uma reflexão sobre a identidade açoriana nas suas diferentes expressões.
“Educação: Uma ciência transversal que todos os governos deviam privilegiar” é o tema de uma das 10 sessões do Colóquio, que inclui, além de debates e apresentações literárias, momentos musicais do cancioneiro açoriano, viola da terra, declamação de poesia e mostra de livros da editora Letras Lavadas.
A apresentação das conclusões está agendada para as 18h15 de sábado, dia 12, com o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Paulo Mendes, e com o presidente da direcção da AICL, Chrys Chrystello.
A AICL é uma entidade de utilidade pública que já organizou mais de 30 colóquios internacionais dedicados a temáticas lusófonas, designadamente, no Porto, Bragança, Ribeira Grande, Lagoa, Florianópolis – Brasil, Vila do Porto, Macau, Ourense – Galiza, Maia, Seia, Porto Formoso, Fundão, Santa Cruz da Graciosa, Montalegre, Vila do Porto, Belmonte e Madalena do Pico.

Programa do dia 10 de junho
A acreditação de participantes começa às 09h30, bem como a Mostra de Livros Letras Lavadas.
Segue-se a Sessão de Abertura, às 10h20, com as intervenções de Chrys Chrystello (Presidente da Direcção da AICL), de Joaquim F. da Costa (Presidente da EMPDS-Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Concelho de Belmonte), de António Dias da Rocha (Presidente da Câmara Municipal de Belmonte), de Maria José Lemos Duarte (Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada) e de José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores).
Às 11h00, tem lugar a primeira sessão, moderada por Carolina Cordeiro, e com as intervenções de Joaquim F. da Costa sobre as Parcerias Belmonte – Açores e de Rolf Kemmler sobre “S. Miguel A visit to the Azores, with a chapter on Madeira (1889) de Julia Anne Elizabeth Roundell (1845-1931)”.
No intervalo, será feita uma visita ao Centro Natália Correia por José De Mello.
Na segunda sessão, “O autor na primeira pessoa”, moderada por Pedro Almeida Maia, usarão da palavra Aníbal Pires e Luís Filipe Borges.
A sessão das 15h00 será sobre “Poesia autores açorianos presentes”, seguida da sessão “Educação: Uma ciência transversal que todos os governos devem privilegiar”, moderada por Pedro Paulo Câmara, com a partilha de Sérgio Rezendes – Um projecto para o manual de história, geográfica e cultura dos Açores, Helena Chrystello – A outra escola – o processo de mudança e Conceição Medeiros – Novas Rotas: Um projecto de inovação pedagógica.
Segue-se o debate e a intervenção da Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro.
A quarta sessão, moderada por Chrys Chrystello, vai ser sobre “Açorianidade, com a intervenção de Félix Rodrigues – Seria possível realizar grandes viagens no Atlântico antes dos portugueses?.
Depois do debate, música com Rafael de Carvalho e Trio Origens e com Ana Paula Andrade e Carolina Constância.

Programa do dia 11 de junho
No dia 11 de junho, os trabalhos começam às 15h00 com “Poesia Açoriana Chrys Chrystello” e “Apresentações literárias”, com moderação de Urbano Bettencourt, e as palavras de Vamberto Freitas – apresenta Eduíno de Jesus “Como Tenuíssima espuma de luz” e Chrys Chrystello – ChrónicAçores vol. V e VI, um exemplo de livros que a pandemia adiou.
Pelas 16h30, tem lugar a Homenagem a Onésimo Teotónio Almeida, numa sessão moderada por Chrys Chrystello, com excerto “O século dos prodígios”, Urbano Bettencourt – Onésimo Teotónio Almeida: Da crónica & arredores, José Andrade – Homenagem a Onésimo, Maria João Ruivo – Onésimo pelas 7 partidas do mundo, Vamberto Freitas – Homenagem a Onésimo, Maria José Lemos Duarte – Homenagem a Onésimo e Onésimo Teotónio Almeida na 1.ª pessoa (on-line).

Programa do dia 12 de junho
No último dia, os trabalhamos começam às 15h00 com “Açorianidades” , sessão moderada por Maria João Ruivo, e que conta com as intervenções de José de Almeida Mello – As Torás de Belmonte, Covilhã e Ponta Delgada e Sérgio Rezendes – A arte do bem saber morrer no Barroco açoriano.
Depois do debate, haverá um recital musical com Ana Paula Andrade, Carolina Constância e convidados.
Às 16h20, tem lugar as apresentações literárias, com moderação de Pedro Almeida Maia e as intervenções de Carolina Cordeiro – 3.6.5 ou um dia de cada vez e de Pedro Paulo Câmara – Contos de imprudência.
Depois debate e sessão de autógrafos, os trabalhos retomam com o 10.º painel, moderado por Pedro Paulo Câmara, e com as intervenções de Luís Filipe Borges – Coriscos Mal-amanhados e Pedro Almeida Maia – O Conto.
As conclusões vão ser apresentadas às 18h15 por Chrys Chrystello e Paulo Mendes, Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A sessão de encerramento está marcada para as 19h00.

Mais eventos na ilha de São Miguel, aqui!

Partilhe

Local

São Miguel – Centro de Estudos Natália Correia
Rua do Monte, s/n
Ponta Delgada, Fajã de Baixo 9500-451
+ Mapa do Google
Telefone:
296 636 139
Publicidade