No dia 18 de Junho, celebra-se o Dia Internacional do Piquenique, uma actividade muito simples, mas muito aprazível, principalmente na época estival. Com isto em mente, a Agenda Açores elegeu 20 Locais onde fazer piquenique em São Miguel.

 

Miradouro da Ponta do Sossego (Nordeste)

O Miradouro da Ponta do Sossego, situado na Lomba da Pedreira, um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, para quem entra pelo lado Sul da ilha, oferece uma vista soberba sobre a costa, mas aqui o paraíso são mesmo os jardins. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados durante todo o ano, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste.

A vista sobre o mar é igualmente soberba, podendo daqui avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo.
No Miradouro da Ponta do Sossego é tradição as famílias reunirem-se para um piquenique de fim-de-semana ao ar livre. A afluência de visitantes ao Miradouro da Ponta do Sossego é de tal ordem no Verão que por vezes se torna difícil encontrar uma churrasqueira disponível entre as várias que existem no local, mas ainda assim vale a pena tentares a tua sorte.

 

Parque da Ribeira dos Caldeirões (Nordeste)

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é uma área protegida, localizada ao longo de parte do curso de água da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Achada, concelho do Nordeste. Este parque natural localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira e ocupa parte do curso da Ribeira do Guilherme, ribeira onde também se localiza o Jardim da Ribeira do Guilherme.

É dos locais mais procurados no Nordeste pela sumptuosa cascata e pelo extenso jardim ao longo da qual se estendem alguns moinhos de água.
Os moinhos de água contribuíram no passado para o sustento de muitas famílias nordestenses e hoje constituem um património valioso do concelho.
Além de um circuito interpretativo do parque, existe parques de merendas, posto de turismo e café. Não é raro ver também pessoas a fazer canyoning na cascata.

Desporto Aventura Nordeste

Foto: DR

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões disponibiliza zona de merendas para seus visitantes, com mesas, churrasqueiras, snack-bar e casas de banho.

 

Miradouro do Salto da Farinha e da Pedra dos Estorninhos (Nordeste)

Mais à frente do Parque da Ribeira dos Caldeirões, antes de entrar na zona urbana da Salga, surge outra cascata, com cerca de 40 metros e com maior fluxo de água durante os meses de Inverno. O nome Salto da Farinha vem da moagem de cereais que ali se fazia antigamente.

Aproveitando a vista que o local tem sobre o mar, foi aqui construído um miradouro, apetrechado com parque de merendas e sanitários.

Foto: DR

Uns metros mais abaixo, encontra-se o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, com ampla vista sobre o mar e uma zona para piquenique.

 

Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro (Nordeste)

Circuito de manutenção física. VisitAzores

Situa-se na localidade da Pedreira, a 10 minutos da Vila do Nordeste, sendo o caminho florestal que liga ao Pico do Bartolomeu o melhor acesso para lá chegar. É composto por uma área coberta para piquenique (com churrasqueiras) e vários espaços de recreio para toda a família: parque infantil, campo de futebol e voleibol, percurso físico e trilhos situados ao longo de uma mancha florestal. A imagem de marca é sem dúvida uma recriação da ilha de São Miguel inserida num pequeno lago artificial. A crítica é unânime: é o local perfeito para um dia bem passado em família, principalmente para quem gosta de desporto.

Foto: All About Portugal

 

Parque dos Liberais (Nordeste)

Este parque de merendas é muito recente (2019) e foi projectado pela empresa de arquitectura SAL Works.

Está situado num local privilegiado da freguesia da Achadinha pela vista que proporciona sobre a costa Norte da ilha. Ideal para repousar e merendar, possui uma zona para churrasco e permanência, com áreas cobertas e um mirante a partir do qual obtém uma magnífica vista sobre a costa Norte de São Miguel. Aqui é privilegiada a vegetação originária dos Açores e são recriados pomares locais, nomeadamente de citrinos, anoneiras e outros frutos, assim como espécies aromáticas.

O nome do parque pretende evocar o histórico desembarque das tropas liberais vindas da Terceira, no assalto final contra o último reduto miguelista nos Açores, a 1 de Agosto de 1831.

 

Parque da Morgada (Nordeste)

Foto: Wikiloc

Deixa-te envolver pelo canto das aves neste aprazível parque. Rodeado de vegetação e próximo de uma ribeira, o parque integra o Percurso Pedestre da Lomba da Fazenda (PRC31SMI) e é o local ideal para uma tarde em família ou apenas para a contemplação do silêncio que ali impera. A zona possui equipamentos de apoio a piquenique e poderás ver antigas pias para lavar roupa.

 

Lagoa das Furnas – Lado Norte e Sul (Povoação)

Parque de Merendas do Pinhal da Lagoa das Furnas. Foto: All About Portugal

A Lagoa das Furnas é uma das mais bonitas da ilha, e poderás fazer um piquenique em toda a sua extensão. No lado Norte há mais oferta, principalmente na Zona das Caldeiras. Tem o Parque de Merendas da Estrada da Lagoa da Furnas, localizado na berma da estrada da margem norte da Lagoa das Furnas; o Parque de Merendas do Pinhal da Lagoa das Furnas, situado no meio de um pinhal, junto ao campo fumarólico da margem Norte da Lagoa das Furnas; e o Parque de Merendas da Lagoa das Furnas, localizado junto à margem Norte da Lagoa das Furnas, perto da foz da ribeira do Salto da Inglesa.

Foto: mrjeras

Já no lado Sul, há o Parque de Merendas da Chã dos Pinhos, equipado com sanitários, mesas e bancos em pedra. Aqui poderás visitar o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas e apreciar as esculturas em madeira de Courtot, principalmente o Gandalf, o mítico mago de O Senhor dos Anéis, de Tolkien.

 

Parque de Merendas dos Tambores (Povoação)

Foto: Geocaching Açores

Localiza-se na estrada regional na zona dos Tambores, junto à ribeira que tem o mesmo nome, nas Furnas. É um local bastante agradável, dispondo de sanitários, palheiros, mesas e bancos em pedra.

 

Reserva Florestal de Recreio do Cerrado dos Bezerros (Vila Franca do Campo)

Foto: Direcção Regional dos Recursos Florestais

A Reserva Florestal de Recreio do Cerrado dos Bezerros, com uma área de 10 hectares situada à cota dos 400 a 500 metros, localiza-se na freguesia de Ponta Garça, junto à estrada regional nº 1 no troço que liga Vila Franca do Campo às Furnas.
Este é um espaço privilegiado pela sua tipologia/programa centrado na preservação natural e paisagística de variadas espécies, habitat espontâneo e programado para diversas espécies de animais, parque de merendas, parque infantil, entre outras áreas que fomentam a apropriação espontânea do Cerrado dos Bezerros.
Remonta ao início dos anos sessenta a criação da Reserva, com a plantação de uma grande variedade de árvores exóticas, uma mistura equilibrada de folhosas e resinosas. A mata ao longo dos anos tem sido dotada de novos equipamentos de recreio, e as suas refrescantes sombras continuam a atrair as populações circundantes e os turistas.

 

Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela (Lagoa)

Foto: All About Portugal

No ponto mais elevado desta Reserva existe um miradouro do qual se pode desfrutar de uma vista magnífica sobre a zona central da ilha de S. Miguel, onde predominam os pequenos cones vulcânicos chamados “Picos”, e o verde vivo das pastagens.

O Centro de Divulgação Cinegética da Macela proporciona ao visitante um maior conhecimento das espécies que se caçam nas ilhas, podendo-se observar de perto e de uma forma pedagógica, o coelho, a codorniz, a perdiz-cinzenta, a perdiz-vermelha, os patos, o pombo-da-rocha , que juntamente com a galinhola e narceja, completam o leque de opções, das espécies da fauna, disponíveis para os caçadores dos Açores.

O acesso faz-se tomando a estrada secundária n.º 5 para a Lagoa do Fogo, desviando para os Remédios até aos Cinco Caminhos, onde se encontra o caminho florestal com sinal indicativo da reserva.

 

Miradouro e Merendário Mare Nostrum (Lagoa)

Foto: View Points Azores

Este merendário (12 m de altitude) fica localizado na ER1-1ª do Pisão, freguesia da Ribeira Chã, concelho da Lagoa. É uma zona de merendas, com excelentes condições para churrasco, com WC, parque de estacionamento e rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Pode-se avistar o Ilhéu de Vila Franca do Campo e a orla costeira desde a praia de Água D’Alto até à Caloura.

 

Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz (Ponta Delgada)

Foto: Direcção Regional dos Recursos Florestais
Provavelmente a mata original de pinheiros bravos, da qual restam poucos vestígios, e a Ermida da Senhora da Paz estarão na origem do nome desta Reserva; no entanto, a azálea terá sido uma das espécies ornamentais que a tornou mais conhecida, pois são inúmeros os visitantes que procuram o colorido destas flores.
Com uma área de 50 hectares o Pinhal da Paz proporciona, para além dos inúmeros espaços de lazer, desde zona de churrasco, parque infantil, caminhos pedestres e um miradouro, uma forte componente de educação ambiental, nomeadamente pelas suas colecções temáticas de camélias, fetos, palmeiras e cactos que possuem um grande interesse botânico e valor pedagógico.
Mas o que mais encanta miúdos e graúdos são os animais, como aves e veados.

 

 

É um espaço muito versátil, pois conta com uma zona de churrasco, parque infantil, caminhos pedestres e até um miradouro com uma vista tanto para a costa Sul da ilha, como para a costa Norte.

Como chegar:
O melhor acesso é feito pela radial do Pico do Funcho e chegando à Carreira tomando a Estrada regional n.º 3 (Caminho da Adutora) que conduz à reserva (com indicação à entrada); uma outra opção é tomar a via rápida Ponta Delgada / Ribeira Grande e seguir pela Estrada regional n.º 3 (Caminho da Adutora) com placa indicativa.

 

Merendário Charquinho das Moças (Ponta Delgada)

Foto: View Points Azores

Este merendário (394 m de altitude) fica localizado na ER8-2ª, freguesia da Covoada, concelho de Ponta Delgada. É um zona de merendas , com excelente condições para churrasco, WC e parque de estacionamento. Pode-se avistar a freguesia da Covoada e os Cabeços.

Merendário da Barraca (Ponta Delgada)

Foto: View Points Azores
Este merendário (192 m de altitude) fica localizado na ER1-1ª, freguesia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada. É uma zona de repouso e de merendas à beira da estrada, com excelente condições para churrasco. Tem parque de estacionamento e acesso a pessoas com dificuldades de mobilidade. Os WC abrem apenas na época alta.

 

Merendário da Volta do Salto (Ponta Delgada)

Foto: Câmara Municipal de Ponta Delgada

Localizado junto à estrada, na descida para as Sete Cidades, este merendário oferece óptimas condições para relaxar e desfrutar de uma refeição, à sombra das criptomérias.

 

Miradouro e Merendário das Feteiras (Ponta Delgada)

Foto: View Points Azores

Este Miradouro (171 m de altitude) fica localizado na ER1-1ª, freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada. É também uma zona de merendas, com condições para churrasco, com parque de estacionamento e rampa de acesso a pessoas com problemas de mobilidade. Pode-se observar a freguesia das Feteiras.

 

Cascata da Ribeira do Limbo (Ribeira Grande)

Localizada por trás do Parque de Campismo do Porto Formoso, situado na zona de relvado do Parque de Estacionamento da Praia dos Moinhos, esta cascata propicia a um bom banho refrescante. Por meio de vegetação abundante e uma ribeira, há uma zona de churrasco e de merendário onde te poderás deleitar à sombra. Insere-se dentro do trilho da Ladeira da Velha.

 

Merendário do Linho (Ribeira Grande)

Foto: View Points Azores

Este merendário (104 m de altitude) fica localizado na ER 1-1ª da Ribeirinha/ Nó da Ribeirinha (Eixo Norte), freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande. É um local de merendas, com excelentes condições para churrasco, com uma zona de jogos tradicionais, circuito de bicicletas, parque de estacionamento e rampa de acesso para pessoas com dificuldades de mobilidade. Pode-se avistar a Coroa da Mata e as pastagens circundantes.

 

Mata do Dr. Fraga (Ribeira Grande)

A mata do dr. Fraga está localizada na estrada regional das Furnas e ocupa cerca de 15.000 m². A sua construção remonta ao século XIX, tendo sido finalizada na parte final dos anos 90 quando o seu proprietário terá introduzido a maior parte dos melhoramentos que são conhecidos com o propósito de valorizar a colecção botânica.

Conta-se que foi neste local que o rei D. Carlos e D. Amélia foram recebidos aquando da visita régia a São Miguel, em 1901.

Contudo, com o passar dos anos, e em parte devido ao falecimento do proprietário, a mata foi-se tornando num terreno baldio. Só em 2006 é que a Junta de Freguesia da Maia, Ribeira Grande, decidiu adquirir o terreno onde está situada a mata do Dr. Fraga.

Após as necessárias obras de requalificação do espaço foi reaberta ao público. As intervenções realizadas incluíram a salvaguarda e valorização dos espaços verdes, bem como dos espaços para actividades de lazer, recreio e educação ambiental.

Foi salvaguardado o património botânico existente que remonta ao século XIX, valorizou-se a colecção botânica com especial relevo nas espécies ornamentais e foram melhorados os caminhos através da reposição de pavimentos.

Aquele espaço oferece também um circuito de manutenção, equipamentos de lazer, um lago temporário, parque de estacionamento e instalações sanitárias.

 

Estes são apenas alguns locais onde fazer piquenique em São Miguel, mas há muitos mais! Aproveita o Verão que está aí mesmo à porta para explorares os parques de merendas da ilha.

 

Para mais artigos Top Azores, clica aqui!

Similar Posts